sábado, 25 de junho de 2011

2005 Festa de despedida do Conselho da Europa - Paris, Avenue Kleber

Estive 13 anos como representante de Portugal na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Foi o único lugar que pretendi, durante toda uma passagem longa pela política (1978/2005). Foi oúnico lugar que gostei verdadeiramente de desempenhar, e que se multiplicou numa série de trabalhos interessantes - recomendações, relatórios, defesa das "minhas" causas, eleições para diversos cargos, amizades com colegas de muitas nacionalidades, contactos com a realidade de tantos países europeus, na grande Europa que o Conselho abarca.
A minha "paixão" foi correspondida. Fui quase sempre feliz nesta assembleia.
E que me lembre, fui também o único membro cessante que teve uma verdadeira festa de despedida - com champagne (na foto servido por um colega senador da República Francesa). Não sei explicar porquê! Esta era a minha derradeira intervenção na Comissão da Igualdade. O último relatório que consegui ver aprovado (sobre a discriminação da mulher no desporto) não contou com a minha presença, pois a tal se opôs o presidente da Assembleia recém-empossado Jaime Gama. Talvez a festa de despedida, tão insólita, singular e simpática tenha, afinal, sido uma maneira de os meu colegas mostrarem a sua solidariedade para comigo, a sua incompreensão e revolta contra essa atitude do parlamento português...

Já bem mais comum é a atribuição do título de membro honorário da APCE - 10 anos de permanência e o exercício activo do mandato dão direito à honraria. É, pois, partilhada por um número considerável de políticos aposentados... Na foto, Van der Linden, presidente da APCE (e antigo presidente do grupo PPE, com quem tive várias divergências ideológicas...) faz, sorridente, a entrega do diploma.

Sem comentários:

Enviar um comentário