sábado, 11 de junho de 2011

Como uma amizade começou...

Acabava de chegar a Estrasburgo - era ainda uma neófita na APCE, e, como PSD, estava integrada no Grupo Liberal e Reformista ("reformista", por exigência do velho PPD quando aderiu, porque se não considerava liberal e não tinha mais para onde ir, barrada que estava pelo PS a Internacional Socialista - mas, em termos europeus o "reformista" tem mais conotações religiosas...).
O GLR organizava um almoço, no 1º dia de cada sessão trimestral, e, como era de esperar, os portugueses sentavam-se sempre em grupo, todos juntos. Russel, que já era o presidente do GLR na APCE queria, naturalmente, que convivessemos, independentemente das nacionalidades, para melhor nos conhecermos e prepararmos o trabalho da semana. Era esse o objectivo, de contrário o almoço não serviria para nada (isto é, para além de ser um bom almoço gratuito...).
Fui chamada para a sua mesa (um pouco relutante, intimidade pela estatura e porte do, à época, Sir Russel...). Entrei na conversa e, como acabava de regressar da famosa viagem de visita aos reinos do sul da África, na companhia do Duque de Bragança, veio a propósito de interculturalidade, contar qualquer história do Rei dos Zulus. Aquilo soou demais a "o Rei e eu" e Russel ficou alerta, à espera do que se seguiria... Depois, não houve mais zulus na conversa, mas houve tudo e mais alguma coisa, com imensa franqueza à vontade, que a ele sobrava e a mim, também, logo após o 1º impacte - as sintonias eram muitas!, juntos nunca havia silêncio nem pausas na conversa. Quando não dava para conversar, quantas vezes escrevíamos os comentários numa folha de papel, que andava de um lado para o outro... Sei que guardo algumas dessas folhas, onde se espraiava o seu muito acutilante sentido de humor, não sei é aonde. Mas hei-de encontra-las!
Quando Russel foi elevado à Câmara dos Lords, lembro-me de me ter contado, perdido de riso, que um dos colegas de Leste, se lhe dirigia, a partir de então, cerimoniosamente, por "Your Highness"!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário