quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

CITAÇÕES MARIA ARCHER

Saibam quantos fazem coro no desprestígio da obra literária das mulheres que os nossos livros são momentos heróicos. Custam-nos coragem, e angústias e lágrimas, que os homens, para igual feito, ignoram de todo". "A minha obra tem sido norteada pelo princípio vital de rebater pela escrita o conceito arcaico da inferioridade mental da Mulher "Veste-se para a festa como um guerreiro se prepara para um combate. O seu desejo é vencer em beleza todas as mulheres"(Os aristocratas, pag 46) "As famílias aristocráticas fortalecem a sua fortaleza. Fecham as portas aos tempos modernos, aos novos ricos, aos republicanos, aos ateus, aos pensadores, aos artistas. - tudo e todos que não verguem os joelhos perante as velhas crenças, os velhos usos, as velhas famílias, as velhas instituições"(Os aristocratas) "Não, não, filha. O divórcio na nossa terra é um recurso para a gentinha"(os aristocratas,) "No meu silêncio de criança precoce englobava-se já o fermento da dúvida, ainda hoje apregoada e não demonstrada da inferioridade feminina"(Bato às portas da vida) "Os pais não me diziam cara a cara, mas percebia-se que aplaudiam o casamento sem amor, o casamento ofício feminino, o casamento prostituição" " O meu desejo não me casar e viver do meu trabalho - ser advogada"(Bato às portas da vida) "Ela era apenas uma mulher. Para ser tida e havida como madrinha, bastava-lhe figurar no jantar((Eu e elas,. casamento ribatejano) "Ele é um dos raros homens que me ensina a desculpar o que não compreendo nos homens"(A primeira vítima do Diabo) "Folha arrastada pelo vento era o que podias ser, porque não podias ser coisa nenhuma"(Três Mulheres)Duas das novelas deste livro foram escritas sob o deliberado propósito de contribuir para a revelação da Mulher"(Ida e volta numa caixa de cigarros) "O meu trabalho neste livro, foi quási um de um artista plástico. Moldei a obra sobre um modelo vivo"(Eu e Elas - intróito)

Sem comentários:

Enviar um comentário