quinta-feira, 27 de agosto de 2015

2013 O CAMPEÃO

Escrevi há dias que há qualquer coisa com o Futebol Clube do Porto que transcende

o Futebol Clube do Porto! E há! Tanto assim é que no ultimo Domingo, de Paços de

Ferreira, chegou ao seu nicho perpétuo e exclusivo na Nobre Cidade Invicta mais

um luzido Troféu -- beijado mil vezes durante a curta viagem -- , que veio afagar os

portistas com a maviosidade de um “oceano de algodão”, fazendo-os sentir melhor

de alto a baixo, por fora e por dentro, abrindo-lhes o apetite sem os ares do Caramulo,

incitando-os a sorrir “à Hollywood”, ajudando-os a adormecer como santos, aliviandolhes a depressão sem recurso ao comprimido.

Sei o que digo porque, por exemplo, nos anos 60 do século passado -- graças ao meu

gloriosíssimo Sport Lisboa e Benfica e não obstante haver decorrido uma “eternidade -

-, recordo-me de haver sentido a mesma doçura do tal oceano de algodão a afagar-me, a

convidar-me a dormir como bebé, a escudar-me contra o temível prejuízo do abatimento

moral, pois os campeonatos, as grandes vitórias e a superioridade nos estádios brotavam

em jorro desse meu inesquecível e tão saudoso Benfica. E eu, graças ao inigualável e

imortal Eusébio -- e quejandos -- sentia-me no Everest …

E o Futebol Clube do Porto, a meu ver, conquistou a nossa última prova maior com

pezinhos de lã, assim como quem não quer a coisa, como se nunca quisesse ganhá-la,

deixando para o fim, quase até o ultimo instante, o assalto letal à carótida, a erupção

vulcânica, o dramatismo da peça teatral, não sem que do Dragão não tivesse soprado,

ora hoje ora amanhã, como “aviso à navegação”, um escaldante “siroco”, anunciando

a probabilidade de nova conquista, determinada inexoravelmente ou por inelutável

fatalismo ou pela real valia do competidor.

Prevaleceu a última.

Com o abraço de sempre de um vaidosíssimo benfiquista, filho de um Portista, para uma

apaixonadíssima portista, filha de um Portista.

Edmundo Macedo

Sem comentários:

Enviar um comentário