quinta-feira, 20 de maio de 2010

Teresa, de novo...

É muito curioso o modo como, num país onde as mulheres são ainda raras na política, a nível nacional, as pessoas as reconhecem, pondo-lhes, porém, o 1º nome que lhes vem à memória- e que nunca é o nome delas. Pelo menos no meu caso, não é.
Quando estava no governo conjuntamente com Leonor Beleza e Teresa Gouveia, muitas vezes me chamaram um desses nomes e apelidos...
Nos últimos tempos, não por confusão na personalidade, mas por "lapsus linguae", saía a muitos, após o acertadíssimo "Manuela", um mais habitual "Ferreira Leite" do que "Aguiar".
O mais divertido de todos os lapsos foi o de um jornal de Espinho que recentemente escreveu que a mandatária de Passos Coelho, em Espinho, era a Drª Manuela Ferreira Leite... Obviamente não era. Era eu mesma, Aguiar de apelido.
Estive na reunião onde o Dr.Pedro Passos Coelho fez uma simpática referência à mandatária e sei que ele não se enganou. Tratou-se, pois, de um genuíno "lapsus calami" .
Hoje, estive na festa de 1º aniversário da revista "As Letras entre as Artes", no auditório da Biblioteca A. Garrett, e escolhi uma cochia lateral, ao lado de um senhor a quem perguntei se a cadeira estava ocupada. Respondeu que não e que era, para ele, uma satisfação que eu me sentasse ali. Deduzi que me conhecia da tv, mas, a certa altura, ele indagou, com a interrogação na voz, tipo "dúvida quase certeza": É a Drª Teresa Gouveia, não é?

1 comentário:

  1. Foi uma festa muito interessante.
    Duas excelentes orações de sapiência de Miguel Veiga e Salvato Trigo e palavras emocionadas de Nassalete Miranda.
    Encontrei bons amigos que já não via há muito tempo!

    ResponderEliminar