sexta-feira, 28 de maio de 2010

As Mulheres na República dos Homens

Tertúlia no salão com vista para o mar da Biblioteca Municipal.
Primeiro, uma simbólica homenagem a Carolina Beatriz Ângelo, no dia em que se completam 99 anos sobre a data em que ela se tornou a primeira mulher portuguesa, e uma das primeiras no mundo, a votar na eleição parlamentar. Alunos da Escola Domingos Capela reconstituiram a cena, revelando-se como promissores actores de teatro.
O guião ficou a cargo da Professora Mestre Arcelina Santiago, que se inspirou na carta da própria Carolina, a descrever as vissicitudes que rodearam o histórico acto eleitoral. Muito bem!
Eles, os jovens, não esquecerão mais esta notável Mulher. Vamos ajudar a ressurreição da sua memória. Para o ano, havemos de celebrar, com pompa e circunstância, o centenário deste voto.
Na 2ª parte, uma mesa redonda com mulheres da República de hoje, que continua a ser, fundamentalmente, uma república de homens. Mulheres pioneiras no concelho de Espinho:
Profª Elsa Tavares, a primeira vereadora e presidente da Câmara; Drª Saudade Teixeira Lopes, a primeira deputada da Assembleia Municipal; Profª doutora Graça Guedes, a 1ª presidente da Assembleia Municipal e a mais jovem, Lígia Santos, a 1ª mulher no executivo da Junta de Freguesia de Espinho.
Uma sala cheia, inundada pelo sol, num ambiente simpático, avivado pelas cores alegres das camilhas de pequenas mesas redondas, com os alunos do curso de hotelaria da Escola Domingos Capela a servirem biscoitos de Valongo, acompanhados de refresco de capilé.
Do debate falaremos depois.

1 comentário:

  1. Graça Guedes não pode adiar uma viagem há muito programada, mas deixou-nos o seu depoimento por escrito. Tornou-se, através da sua leitura, pela moderadora, a jornalista Claudia Brandão, a primeira das interveniente e marcou, assim, excelente e sinteticamente, o tom do debate.

    ResponderEliminar