terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Norberto de Abreu sobre MARIA ARCHER - Porto 22 jan

Boa tarde, senhoras e senhores.... Falar em público nunca foi fácil para mim, é por isso que pintar e transmitir através da tela é meu meio de expressão ideal... No entanto, tentarei brevemente explicar meu trabalho, especificamente no Retrato de Maria Archer. Senti uma grande empatia por esta senhora das letras e sua luta pela igualdade de gênero, Liberdade e Democracia em um mundo que minimizava as mulheres. Essa mulher lutadora, que emigrou e se exilou para defender suas firmes convicções de livre pensamento, numa época em que a mulher era considerada mais um bem na vida do homem, tocou muito fortemente meu ser criador... Sempre na minha carreira artística, a mulher foi, é e será, um ponto relevante das minhas composições, do meu trabalho, porque nela também reflito a admiração que sinto pela minha Mãe, pelas minhas tias emigrantes e lutadoras, na Venezuela. onde eu nasci. Admiro também sua imagem e figura, seu porte digno, seu olhar inteligente e sedutor, como uma heroína de cinema... Queria ser cúmplice da sua luta, porque também como ela, tive de emigrar do país onde nasci, para reencontrar as minhas origens, as minhas verdadeiras raízes, Portugal. Fiz uma viagem pelas imagens de Maria Archer para poder pintá-la com verdade, com respeito e fazer justiça à sua beleza. Pinto sobre folhas de ouro, e com cores acrílicas, brinco com os volumes, misturo e quebro a forma tradicional, para tornar sinuosas as margens da obra... não há limites... e a figura emerge em um retrato. Um escorço torna a mão da Senhora visivelmente distorcida, com a sua luva preta de cetim e o seu sumptuoso vestido...rodeada pelos títulos das suas obras e pelos nomes dos países visitados...fazendo um belo fado pintado. Tem sido uma honra poder pintar este retrato e sentir às vezes que de pincelada em pincelada, ela falou comigo sobre suas viagens e suas experiências... OBRIGADO Norberto D'Abreu

Sem comentários:

Enviar um comentário