quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Colóquios sobre a Guerra Colonial - em Espinho

As comemorações do centenário da República, na cidade de Espinho, estenderam-se durante meses, a partir de Março de 2010, ao ritmo de duas a três iniciativas mensais.
Foi um esforço espantoso para as unidades do pelouro da Cultura, todos sub-dimensionadas quantitativamente.
Em 2011, não me atreveria a exigir outro tanto para comemorações que também merecem ser uma grande oportunidade de olhar o passado e de reflectir sobre uma realidade que nos marcou decisivamente, condicionando a revolução de Abril e, com ela, o nascimento de novos Estados lusófonos. Falo da guerra colonial, como é evidente.
O repto foi-me lançado por um ilustre membro da Assembleia - o Deputado Municipal Pina.
Como dar-lhe uma resposta condigna, sem sobrecarregar os serviços?
Não foi propriamente o "ovo de Colombo", mas é uma solução fácil e pragmática - a rentabilização de um espaço e de uma parceria, que estão perfeitamente disponíveis para colaborar e podem suprir as nossas referidas dificuldades; a Feira do Livro!
A "Calendário de Letras", que tem a seu cargo a organização da Feira, aceitou prontamente a nossa sugestão de convidar especialistas e autores de livros sobre esta temática, para a apresentação das suas obras, seguida de um debate - ali mesmo no acolhedor recanto da "Alameda", um "open space" devidamente protegido das nortadas de verão.

Eis a primeira proposta feita para a realização de Colóquios sobre a Guerra Colonial:

* Associação 25 de Abril – com a presença do Coronel David Martelo.

* Associação de Deficientes das Forças Armadas com a participação de Abel Fortuna e apresentação do Livro “Dias de Coragem e Amizade”.

* Miguel Urbano Rodrigues – “A Guerra Colonial e os Movimentos de Libertação”.

Em agenda, para fins de Agosto,está ainda o lançamento na Feira de uma edição da Câmara Municipal de Espinho sobre a guerra de 1916/18 - "A coluna do Lago Niassa", memórias do Alferes Jacinto. Nessa data, um debate, com enfoque na guerra colonial em Moçambique, será moderado pelo Mestre Teixeira Lopes, e terá como um dos intervenientes o Coronel Jacinto, a quem se deve a descoberta e a divulgação do texto de seu Avô.

É um esquema que aguarda mais conferencistas - e muitos participantes de Espinho, à semelhança do que aconteceu na 1ª edição da Feira ou "Festa do Livro"...



1 comentário:

  1. Sabem que a CMEspinho não sabe de nada acerca do livro?
    É fantastico mas é verdade.
    Se alguém souber onde se vende este livro, pf indicar para:
    primeirarepublica@gmail.com
    O leitor agradece.
    EP

    ResponderEliminar