quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Da Califórnia, palavras de um amigo

Senhora Doutora, Querida Amiga,
Peço que, por favor, não demore as suas belas palavras sobre a Mary, que só honrariam a Comunidade. E se as fizesse chegar ao quinzenário "Tribuna Portuguesa" - que percorre o inteiro Estado californiano e de que é director/editor José Ávila - tanto melhor.
Não sei nem nunca tive jeito para lisonjear , mas terei de dizer-lhe que o nome "Manuela Aguiar" ficou indelevelmente gravado no "Pensamento das Comunidades Portuguesas no Mundo". De tal forma que se o tópico da conversa for, por exemplo, "Secretários de Estado da Emigração", a Comunidade, sem pestanejar, responderá em uníssono: Manuela Aguiar! Quer dizer, Manuela Aguiar chegou e ficou perpetuada - repito, ficou perpetuada - em inumeráveis corações
Lusitanos; sem querer desmerecê-los, os restantes Secretários de Estado -
e já são em número considerável - chegaram, partiram e foi como se nada tivesse acontecido no seio das Comunidades. Chegaram, partiram e nenhum deles lhes ocorre hoje, ontem, ou amanhã. Manuela Aguiar, sim, está sempre com eles, ficou "dentro" deles, É que Manuela Aguiar falou-lhes doutra maneira.
Não lhes trouxe discursos para outros "palcos". Nem discursou ante eles.Simplesmente, falou-lhes sempre como se de amigos de longa data se tratasse.
Escolheu sempre palavras ao alcance de todos. Nada de catedratice. Mostrou-lhes até certo incómodo sempre que o insaciável protocolo obrigava ao flutuar do "Sua Excelência". Também nada lhes prometeu que não pudesse mandar-lhes, mas disse-lhes enfaticamente: "contem com tudo quanto estiver ao meu alcance".
E depois cumpriu. Rigorosamente cumpriu.
Pelo que se o tópico da conversa for, por exemplo "Secretários de Estado da Emigração", a Comunidade, sem pestanejar, responderá em uníssono: Manuela Aguiar ...
Querendo, poderá a Querida Amiga dar estas minhas palavras ao conhecimento de quem entender.
Um abraço especial do Edmundo Macedo

Sem comentários:

Enviar um comentário