terça-feira, 31 de maio de 2011

MELINA MERCOURI



Atenas 1984. Porquê o encontro com a famosa actriz?


A resposta é óbvia, mas nem todos a sabem, porque nem todos se recordarão de que ela foi Ministra da Cultura, e, nessa qualidade, a responsável pelas políticas para os gregos expatriados. Era, pois, a minha interlocutora para o diálogo sobre as problemáticas da emigração. Tinha, claro, um Secretário de Estado - o meu interlocutor mais habitual, nomeadamente no Conselho da Europa... Foi excelente a reunião! Mulher interessantíssima, definitivamente carismática.

E é uma bela ideia grega abordar a vida das comunidades da diáspora do ponto de vista da cultura... É por aí que elas existem e resistem ao passar da gerações. (Ou não...).

Fui convidada a visitar a Grécia pelo Secretário de Estado, que conhecera em Roma, onde Portugal marcou presença forte e conseguiu vencer a candidatura à organização da futura Conferência Ministerial do Conselho de Europa, que eu teria ainda a ocasião de presidir, em boa verdade, só porque durei no cargo o tempo necessário. (Maio de 1987. Foi por pouco, pois deixei o executivo, de vez, em Agosto desse ano....).

Foi este Colega da Conferência de Roma que, em Atenas, mais directamente me acompanhou e me ofereceu grandiosos banquetes (a crise grega sá chagaria muitos anos depois...), para além de segurança impressionante: três oficiais, incluindo uma mulher. Todos com bom aspecto, mas armados. o que sempre me incomoda...

E o pior é que sem querer, ao visitar a cidade velha no meu passo apressado, os cheguei a perder de vista, e reciprocamente... E andei a procura-los, bastante aflita, pois eram simpáticos e se não chegassem comigo ao hotel deviam ser, pelo menos, despromovidos...

Sem comentários:

Enviar um comentário