segunda-feira, 22 de novembro de 2010

José Tavares Em jeito de CV breve

José Tavares nasceu no Porto, a 1 de Outubro de 1931, mas tinha apenas 6 anos quando veio com a família viver em Espinho.
A cidade tornou-se a terra onde ficou a morar e de onde nunca mais quis apartar-se. Aqui casou com Maria Ângela, aqui nasceram os filhos José Maria e Paulo, a neta Sofia. Aqui fez amigos e se envolveu na comunidade – sempre disponível para colaborar na concepção do cabeçalho de um novo jornal, na capa de um livro sobre Espinho, ou para retratar o povo que lhe deu, desde os fins de oitocentos, alma e identidade - a gente simples ligada à faina da pesca. Aqui morreu a 26 de Dezembro de 2003 – interrompendo uma fase de trabalho muito fecundo, no domínio da pintura e, em particular, do retrato.
Antigo estudante do curso preparatório de Belas Artes na Escola Soares dos Reis (ao tempo, Escola Industrial Faria Guimarães), não pode concluir os estudos. Teve de procurar o seu primeiro emprego, numa litografia industrial. Alguns anos depois, estabeleceu-se por conta própria nesse mesmo ramo de actividade.
Todavia, nas horas vagas, encontrava na pintura a sua forma de expressar a compreensão do mundo e das pessoas, de cumprir os sonhos da juventude, de dar vez ao seu talento e criatividade. A idade da reforma começou por ser um tempo de liberdade para se dedicar, em exclusivo, à afirmação desse dom inato e dos valores artísticos e humanistas que o moviam. A maioria dos seus retratos é precisamente desta época.
Os amigos sentiram o seu súbito desaparecimento, em plena pujança de espírito e engenho, em tempo de perfeita realização, não só como uma grande perda pessoal, mas como uma perda irreparável para o mundo das artes.
Muitos outros retratos estavam em projecto e não vão nunca passar à tela… Pelos que possuímos, podemos apenas imaginar como seriam admiráveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário