quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ROSTOS VIVOS DA REPÚBLICA - em Espinho

O ciclo de comemorações do 5 DE OUTUBRO DE 2010 começou a 30 de Setembro, com a conferência da ex-primeira Dama MARIA JOSÉ RITTA. Coube-me, na ausência do presidente da Câmara, dirigir-lhe as primeiras palavras de saudação:

"Em representação da Câmara de Espinho, o meu agradecimento pela participação no programa no Centenário da República em Espinho – o nosso 5 de Outubro, antecipado apenas uns poucos dias.
Considero que escolhemos a personalidade ideal para comemorar esta efeméride - em breves palavras direi porquê.
Antes de mais, porque, nesta sessão especial, estamos mais voltados para o futuro de 2010 do que para o passado secular, iniciado em 1910.
Temos, como sabem, em múltiplas iniciativas, desde Março, olhado esta data histórica no seu ponto de origem, na proclamação da 1ª República, procurando dar a conhecer os seus protagonistas e as vicissitudes dessa época fascinante, pelas expectativas que criou, pela vertigem das mutações que favoreceu, de contradições, de polémicas, de visões antagónicas - todas legítimas, em democracia – e até pelo seu destino final, que deveria ter sido outro.
Mas procuramos, também, repensar o curso de um século, tão cheio de contrastes, de luzes e de sombras.
E celebrar a República de hoje, no momento de perfazer o Centenário!
Por isso, a comemoração do 5 de Outubro, em Espinho, será marcada pela inauguração de uma exposição sobre os “Rostos da República” (da 1ª Rep.), que vai encher as duas enormes galerias do Museu no Forum de Arte e Cultura de Espinho, transformada, para o efeito, em espaços de memória, de “encontro com a história” do país, feita através da história de mulheres e homens em concreto – e completada por este encontro com “Rostos vivos da República”: com a Senhora Dona Mª José Ritta.
Uma República de rosto feminino, como era já figurada no tempo em que as mulheres não tinham direito de voto. E, na República actual, há rostos femininos que verdadeiramente a representam, para além de a simbolizar. É o caso da nossa ilustre convidada de honra.
Atravessamos, em Portugal e no mundo, um período de muitas incertezas e dificuldades e, por isso, para guardarmos a esperança e a auto-confiança, mais precisamos de exemplos – de grandes exemplos de coragem e boa vontade, de pensamento e acção construtiva, de solidariedade na defesa de causas humanistas, de dinamismo e de competência. São qualidades que associo à Srª D. Mª José, desde que a conheço e admiro, há muitos anos.
Quando mudou de vida, para entrar definitivamente, na história de Portugal, como mulher do Presidente da República, não mudou a sua forma de estar na vida, mantendo-se atenta aos problemas da sociedade e dos cidadãos, pronta ajudar e a mobilizar para a acção concreta, com uma imensa simplicidade e discrição. Cumprindo, com gosto, com naturalidade, e primorosamente, a missão singular de ser o rosto feminino do País.
Antes e depois dessa década, ao longo da sua carreira, no círculo profissional e na esfera da afirmação da cidadania, sempre a vimos agir com o máximo de simpatia e de generosidade, combinadas com o máximo de rigor e eficácia – o caminho a seguir por cada um de nós, se queremos que esta República possa ter o futuro .
Obrigada por ter vindo a Espinho, mais uma vez, ao “Encontro das pessoas”.
Bem-haja!"

Sem comentários:

Enviar um comentário