Tem a palavra a família Aguiar e os seus amigos.
Vamos abrir o "Círculo", com duas alternativas, que proponho:
Este "Aguiaríssimo" ou o "blogguiar.blogspot.com"
1ª foto: Newark , salão do SCP, na festa do 10 de junho. O salão visto de cima, um pouco antes da hora do tradicional almoço. Dali se partia para a parada, em regra com um calor de ananazes, como Eça diria, e com muita animação também. Era o maior 10 de Junho do mundo - graças ao casal Coutinho, que, nos últimos anos, dava o nome a uma Fundação. Durou exactamente 3 décadas. Quantas vezes participei? 12? 15? mais? E fui "grand marshall" da parada no preciso dia em que fazia 60 anos... (o aniversário foi mantido em segredo, porque ainda não havia facebook...)
Em Montreal, num outro 10 de junho decidimos juntar a componente de género às celebrações nacionais, tal como em Newark, num seminário organizado pela Manuela Chaplin. Em Montreal a organização foi dos jovens do Carrefour Lusophone e da UQAM, a pedido do Conselheiro Salvador e com um grande apoio do Consul-Geral Dr Carlos Oliveira. A foto está lá mais para diante... Aqui, na 2ª foto, estamos em Montreal, a Drª Mª Barroso e eu, numa recepção organizada pelo Lusopresse. Foi extraordinário o ambiente e a multidão que enchia o restaurante, num dia de semana. À esqª o Conelheiro Salvador e o nosso Cônsul-Geral, dois grandes aliados!
A 3ª e a 4º são de Toronto, por altura da Conferência para a Igualdade, organizada pela Cônsul Geral Mª Amélia Paiva, que está sentada connosco, as que fomos de Portugal. Os senhores e as senhoras fotografados, separadamente, connosco! Juntam-se as duas para termos a paridade...
Seguiu-se o Encontro para a cidadania em Joanesburgo - organizado pela "Liga da Mulher", brilhantemente e em tempo record. Foto do encerramento, com a Drª Mª Barroso e o Gilberto - um dos mais proeminentes e simpáticos jovens portugueses na RAS (promissora carreira política!).
2008 - Elizabeth. Uma visita à escola Monsignor João Antão. É uma Escola de elite, moderna, excelente, voltada para as Artes. E, para nós, que honra ter este nome! É, nos EUA, uma honra rara dar o nome de uma personalidade viva (e, ainda por cima, nascida em Portugal!) Do governo do seu País não tem tido semelhante reconhecimento...
Era ano de eleições. Em Berkeley, visitamos a sede da acmpanha de Obama - a Drª Mª Barroso era um grande entusiasta. (eu, gostando embora do candidato, para Vice Presidente, por exemplo, era 100% HILLARY!)
Montreal no 10 de Junho com a componente de género. E coincidindo com as festas Divino Espírito Santo na Igreja de Santa Cruz ("as sopas do Divino"). Uma multidão de participantes, que se iam revezando. em boa ordem. As sopas, uma delícia! Nós na mesa com o Senhor Cõnsul Geral, Dr carlos Oliveira, um grande diplomata e uma simpatia!
Toronto, após o final da Conferência para a Igualdade, Visita às espantosas instalações da Associação de Apoio aos Deficientes, que nos convidaram, à Drª Mª Barroso e a mim, para "madrinhas", sócias honorárias. Jorge Lacão esteve presente o tempo todo, interveio, brilhantemente, fez sucesso!
Buenos Aires Nov 2008 - aniversário da Associação Mulher Migrante Portuguesa na Argentina. Em vez de passar simplesmente férias lá fora, fui, a expensas próprias, a essas comemorações. Em Villa Elisa, sala cheia, centenas de participantes. Villa Elisa - uma grande Associação. Estive lá, no terreno, quando a casa era apenas um projecto... Lá nasceu, muitos anos depois a Mulher Migrante, depois de um encontro informal que tive com uma vintena de mulheres (e um homem, o Comendador Luís Panasco Caetano). Memorável e sempre muito lembrado!
Na primeira foto com a 1ª mulher que foi presidente do mais emblemático dos clubes: o Clube Português de BA. Na seguinte, com Mª Violante Martins, a Presidente da MM, à saída da festa. Na 3ª com Natália Correia, no coração da bairro do tango, em BA
Toronto - uma foto que fez manchete no Millenium de Alexandre Franco, com o título "As grandes portuguesas" (era o tempo em que decorria o concurso da RTP, os grandes portugueses) Impossível imaginar título mais simpático!
(a partir da esqª, Mª Beatriz Rocha Trindade, moi, Mª Amélia Paiva, Mª Barroso e Rita Gomes)
Recuando a 2005 Despedida como deputada em Montevideo, na casa de praia de Luís e Josefa Caetano - um grande grupo de amigos! Visita dos amigos da Argentina na AR Eu em Paraty - finalmente, era um velho sonho e valeu a pena. O carro avariou a meio do caminho, mas nada de grave!
Estocolmo 2006: Encontro para a cidadania e reencontro com a grande aliada ANITA GRADIN. Anita era, nos anos 80, a Ministra da Imigração da Suécia - e o nª 2 da lista do PSD, só atrás de Olaf Palme. E a presidente da Internacional Socialista de Mulheres. Em questões de género, sintonia absoluta entre nós! Na foto seguinte, o Emb de Portugal entre Mulheres. no Museu Etnográfico, onde os trabalhos decorreram.
Despedida em Toronto(Fev 2005), com lançamento do meu livro no consulado de Portugal. Estocolmo 2006 - na hora da despedida com J Lacão, que dispensou carro oficial para viajar connosco no autocarro para o aeroporto. Nevava na Suécia. Que nevão apanhei com o jovem Mário Soares (neto), de quem gostei imenso. Os outros nem saíram do hotel. Um simpático hotel, bem barato (descoberta do Sr Martinho).
Rio em duas diferentes ocasiões Em 2003 ou 2004 . encontro na Caixa de Socorros Dom Pedro V com o grupo de Espinho - onde se integravam a Andreia e o Fernando. Almoçamos juntos! Em 2006, campanha de Mário Soares - lançamento do meu livro sobre a Igualdade de Direitos entre Portugueses e Brasileiros Segue-se São Paulo, jantar na residência do Cônsul Geral(em Jan 2006?)
Na cidade de Quebéc, com o Dr Carlos Oliveira - 600 Km fez ele connosco. Que santa paciência! Eu já conhecia a cidade, que é uma preciosidade, estive lá em 84 com o Doutor Mota Pinto, mas as outras não...
Mais dois aspectos do lançamento do livro no Rio - 2006 Foi divertido ver os tradicionais "inimigos", que diziam tão mal de mim, todos muito cordiais. Incluindo o Aguiar, que achava que éramos primos. Por acaso, julgo que sim, porque ele tem, realmente, ares de Aguiar (dos de família!). E por lá está a numerosa descendência do Tio Avô João Aguiar...
1ª foto: Newark , salão do SCP, na festa do 10 de junho.
ResponderEliminarO salão visto de cima, um pouco antes da hora do tradicional almoço. Dali se partia para a parada, em regra com um calor de ananazes, como Eça diria, e com muita animação também.
Era o maior 10 de Junho do mundo - graças ao casal Coutinho, que, nos últimos anos, dava o nome a uma Fundação.
Durou exactamente 3 décadas.
Quantas vezes participei? 12? 15? mais?
E fui "grand marshall" da parada no preciso dia em que fazia 60 anos... (o aniversário foi mantido em segredo, porque ainda não havia facebook...)
Em Montreal, num outro 10 de junho decidimos juntar a componente de género às celebrações nacionais, tal como em Newark, num seminário organizado pela Manuela Chaplin. Em Montreal a organização foi dos jovens do Carrefour Lusophone e da UQAM, a pedido do Conselheiro Salvador e com um grande apoio do Consul-Geral Dr Carlos Oliveira. A foto está lá mais para diante...
ResponderEliminarAqui, na 2ª foto, estamos em Montreal, a Drª Mª Barroso e eu, numa recepção organizada pelo Lusopresse. Foi extraordinário o ambiente e a multidão que enchia o restaurante, num dia de semana. À esqª o Conelheiro Salvador e o nosso Cônsul-Geral, dois grandes aliados!
A 3ª e a 4º são de Toronto, por altura da Conferência para a Igualdade, organizada pela Cônsul Geral Mª Amélia Paiva, que está sentada connosco, as que fomos de Portugal.
ResponderEliminarOs senhores e as senhoras fotografados, separadamente, connosco! Juntam-se as duas para termos a paridade...
A 5ª foto é de uma das magníficas festas das Delegações do FCP. Ao lado de campeões de mais do que uma modalidade!
ResponderEliminarA alegria da "Alma de Coimbra" na Paróquia de Elizabeth - contando com a incomparável hospitalidade de Monsenhor João e do Padre José Manuel
ResponderEliminarComo se vê, tudo a torcer pela selecção - e, além disso, há uns sportinguistas, liderados pelo Padre José Manuel...
ResponderEliminarNa 8ª estamos noutro continente: África, Pretória, jantar na Embaixada.
ResponderEliminarConheci o Embaixador, ainda jovem cônsul, no nordeste brasileiro!
Seguiu-se o Encontro para a cidadania em Joanesburgo - organizado pela "Liga da Mulher", brilhantemente e em tempo record.
ResponderEliminarFoto do encerramento, com a Drª Mª Barroso e o Gilberto - um dos mais proeminentes e simpáticos jovens portugueses na RAS (promissora carreira política!).
De novo em Newark, no salão do SCP, com a "Alma", a Mª João Ávila (hoje deputada) e a Glória Melo (sempre TAP!).
ResponderEliminar2008 - Elizabeth.
ResponderEliminarUma visita à escola Monsignor João Antão.
É uma Escola de elite, moderna, excelente, voltada para as Artes.
E, para nós, que honra ter este nome! É, nos EUA, uma honra rara dar o nome de uma personalidade viva (e, ainda por cima, nascida em Portugal!)
Do governo do seu País não tem tido semelhante reconhecimento...
Era ano de eleições. Em Berkeley, visitamos a sede da acmpanha de Obama - a Drª Mª Barroso era um grande entusiasta.
ResponderEliminar(eu, gostando embora do candidato, para Vice Presidente, por exemplo, era 100% HILLARY!)
De volta a JNB - chegada ao aeroporto, para o Encontro para a cidadania. O toque feminino nos presentes com que nos receberam... Lindos!
ResponderEliminarMontreal no 10 de Junho com a componente de género. E coincidindo com as festas Divino Espírito Santo na Igreja de Santa Cruz ("as sopas do Divino").
ResponderEliminarUma multidão de participantes, que se iam revezando. em boa ordem.
As sopas, uma delícia!
Nós na mesa com o Senhor Cõnsul Geral, Dr carlos Oliveira, um grande diplomata e uma simpatia!
Toronto, após o final da Conferência para a Igualdade,
ResponderEliminarVisita às espantosas instalações da Associação de Apoio aos Deficientes, que nos convidaram, à Drª Mª Barroso e a mim, para "madrinhas", sócias honorárias.
Jorge Lacão esteve presente o tempo todo, interveio, brilhantemente, fez sucesso!
Buenos Aires Nov 2008 - aniversário da Associação Mulher Migrante Portuguesa na Argentina.
ResponderEliminarEm vez de passar simplesmente férias lá fora, fui, a expensas próprias, a essas comemorações.
Em Villa Elisa, sala cheia, centenas de participantes.
Villa Elisa - uma grande Associação. Estive lá, no terreno, quando a casa era apenas um projecto... Lá nasceu, muitos anos depois a Mulher Migrante, depois de um encontro informal que tive com uma vintena de mulheres (e um homem, o Comendador Luís Panasco Caetano).
Memorável e sempre muito lembrado!
Na primeira foto com a 1ª mulher que foi presidente do mais emblemático dos clubes: o Clube Português de BA.
ResponderEliminarNa seguinte, com Mª Violante Martins, a Presidente da MM, à saída da festa.
Na 3ª com Natália Correia, no coração da bairro do tango, em BA
a última desta série. com a direcção da MM em Villa Elisa, na mesma sala onde se realizou a reunião matricial
ResponderEliminarSeminário de Newark no 10 de Junho de 2007
ResponderEliminar(apoio da FLA, através de Rui Machete) - depois da sessão de encerramento
Toronto - uma foto que fez manchete no Millenium de Alexandre Franco, com o título "As grandes portuguesas"
ResponderEliminar(era o tempo em que decorria o concurso da RTP, os grandes portugueses)
Impossível imaginar título mais simpático!
(a partir da esqª, Mª Beatriz Rocha Trindade, moi, Mª Amélia Paiva, Mª Barroso e Rita Gomes)
B Aires, 2009
ResponderEliminarVisita a uma feira local com as MM
Segue-se Montreal, o tal 10 de junho de 2007 e o de Newark, 2009 (com o famoso Sheriff Fontoura)
Recuando a 2005
ResponderEliminarDespedida como deputada em Montevideo, na casa de praia de Luís e Josefa Caetano - um grande grupo de amigos!
Visita dos amigos da Argentina na AR
Eu em Paraty - finalmente, era um velho sonho e valeu a pena.
O carro avariou a meio do caminho, mas nada de grave!
Estocolmo 2006: Encontro para a cidadania e reencontro com a grande aliada ANITA GRADIN.
ResponderEliminarAnita era, nos anos 80, a Ministra da Imigração da Suécia - e o nª 2 da lista do PSD, só atrás de Olaf Palme. E a presidente da Internacional Socialista de Mulheres.
Em questões de género, sintonia absoluta entre nós!
Na foto seguinte, o Emb de Portugal entre Mulheres. no Museu Etnográfico, onde os trabalhos decorreram.
Despedida em Toronto(Fev 2005), com lançamento do meu livro no consulado de Portugal.
ResponderEliminarEstocolmo 2006 - na hora da despedida com J Lacão, que dispensou carro oficial para viajar connosco no autocarro para o aeroporto.
Nevava na Suécia.
Que nevão apanhei com o jovem Mário Soares (neto), de quem gostei imenso. Os outros nem saíram do hotel.
Um simpático hotel, bem barato (descoberta do Sr Martinho).
Rio em duas diferentes ocasiões
ResponderEliminarEm 2003 ou 2004 . encontro na Caixa de Socorros Dom Pedro V com o grupo de Espinho - onde se integravam a Andreia e o Fernando. Almoçamos juntos!
Em 2006, campanha de Mário Soares - lançamento do meu livro sobre a Igualdade de Direitos entre Portugueses e Brasileiros
Segue-se São Paulo, jantar na residência do Cônsul Geral(em Jan 2006?)
Na cidade de Quebéc, com o Dr Carlos Oliveira - 600 Km fez ele connosco. Que santa paciência!
ResponderEliminarEu já conhecia a cidade, que é uma preciosidade, estive lá em 84 com o Doutor Mota Pinto, mas as outras não...
Mais dois aspectos do lançamento do livro no Rio - 2006
Foi divertido ver os tradicionais "inimigos", que diziam tão mal de mim, todos muito cordiais.
Incluindo o Aguiar, que achava que éramos primos. Por acaso, julgo que sim, porque ele tem, realmente, ares de Aguiar (dos de família!). E por lá está a numerosa descendência do Tio Avô João Aguiar...